• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Imposto de Renda 2025: veja como declarar carro por assinatura

A declaração não é obrigatória, mas pode ser feita no IPRF

A modalidade carros por assinatura está sendo cada vez mais aderida pelos brasileiros. Nela, o assinante fica com o veículo por um a quatro anos e paga uma mensalidade, que inclui revisões, manutenção, seguro e até assistência 24 horas. A única cobrança adicional é com combustível, pedágios e multas. Mas e quanto ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF)? É necessário incluir o contrato na declaração?

A resposta é não. O contribuinte não tem a obrigatoriedade de incluir os carros por assinatura em sua declaração. Apesar disso, caso seja da vontade do assinante, é possível incluir os valores no Imposto de Renda. No caso deste ano, o período de declaração acontece entre 17 de março e 31 de maio.

Como declarar?

Para fazer a declaração do carro por assinatura no Imposto de Renda, basta entrar na página "Pagamentos Efetuados" com o código "99 – Outros". Em seguida, é preciso inserir o CNPJ da locadora ou montadora, além do valor total pago no ano de 2024.

Vale ressaltar, porém, que incluir o gasto total com carro por assinatura exige que o contribuinte comprove uma renda ainda maior. Desta forma, é recomendado fazer uma simulação para não ter que pagar um imposto mais alto.